Linux / PHP / Java / Designer

As melhores dicas estão aqui.

Acendendo uma Lâmpada com Arduino

| 0 comentários

Neste primeiro projeto vamos desenvolver um sistema que acenda uma luz no Arduino em um intervalo de tempo.

Esta é uma cópia oficial da matéria publicada originalmente em:http://satellasoft.com/?materia=acendendo-uma-lampada-com-arduino

Mais matérias em: www.satellasoft.com

 

Como todos os iniciantes deve começar de baixo para não cair da escada, aqui esta uma ótima matéria que vai abordar como criar seu primeiro projeto em Arduino, que é acender uma lâmpada.

A lâmpada utilizada aqui foi retirada de um carrinho de controle remoto, porém você pode utilizar um Led ou qualquer outro tipo de emissor de luz que seja de baixa voltagem.
Aqui não vou utilizar um Resistor, pois não há a necessidade, mas para quem vai utilizar Led é recomendado que se use para preservar a vida útil do seu Led.

Descrição: C:\Users\Gunner\Desktop\Primeiro projeto com Arduino\Projeto\arduinoLampada01.jpg

Primeiramente, devemos adicionar os fios da Lâmpada nos seus respectivos pinos no Arduino. Perceba que no seu Arduino existe uma sequencia de pinos, no nosso caso têm treze.
Vou utilizar a saída digital 8, mas nada impede que você utilize outra.

Descrição: C:\Users\Gunner\Desktop\Primeiro projeto com Arduino\Projeto\arduinoLampada02.jpg

 

Conecte uma das pontas do fio da lâmpada na porta 8 do Arduino e a outra na GND, nas próximas matérias você devera colocar o fio certo no pino certo, ou seja o + no pino 8 e assim por diante. Encaixe bem os fios nos conectores.

Descrição: C:\Users\Gunner\Desktop\Primeiro projeto com Arduino\Projeto\arduinoLampada03.jpg

Com isso a ligação física já esta pronta, agora devemos fazer a parte lógica que é inserir a programação.
Se você não tem conhecimento nenhum em programação, ou seus conhecimentos são poucos, não fique preocupado apenas leia esta matéria X que você já estará apto a ir bem longe com muito pouco, é claro que em projetos maiores vão exigir mais conhecimentos, mais isso não é problema por aqui. No site você encontra tudo o que precisa.

Abra a IDE do Arduino,  na nossa primeira matéria ensinamos a baixar esta IDE.

Descrição: C:\Users\Gunner\Desktop\Primeiro projeto com Arduino\Projeto\arduinoLampada04.jpg

Agora devemos escrever os códigos necessários para nossa lâmpada acender e apagar, o código fonte esta na imagem abaixo, caso queria apenas copiar o código estará no final da página.

Descrição: C:\Users\Gunner\Desktop\Primeiro projeto com Arduino\Projeto\arduinoLampada05.jpg

Depois do código escrito na IDE você deve clicar no botão 1 para verificar o código e em seguida no botão 2 para fazer o upload para o Arduino.

 

Vou explicar detalhadamente o código acima.

int porta  = 8; // Criei uma variável do tipo int que é numérica que se chama porta e atribui a ela o valor 8, que é o numero da porta que estou utilizando.

void setup(){}  // é uma função que não retorna nada e é executada uma única vez,  apenas quando o Arduino é ligado.

pinMode(porta OUTPUT);  // Aqui estou informando para o Arduino que  aporta de Saída será  o valor que na variável porta, que no caso é a saída 8,OUTPUT significa saída e deve ser escrito na maiúscula

void loop(); // Loop é uma repetição, aqui não informamos o número de vez que nosso loop deve funcionar, então ele entrará em u loop infinito, ou seja, não acabará nunca.

digitalWrite(porta, HIGH); // Com esta função informamos que a porta 8 terá  receberá energia alta, Write quer dizer escrita, Escrever.. ou seja, DigitalEscreva na porta 8 uma voltagem  alta, o caso ela chega a 5V.

delay(2000); // Delay é o tempo que o sistema vai ficar em espera, ele espera um determinado tempo, aqui definimos 2000 que representa 2 segundos, 10000 representa 10 segundos e assim por diante.

digitalWrite(porta, LOW); // Informamos que a porta 8 deve receber Energia baixa, no caso 0V e com isso a energia da porta será cortada. Cuidado, HIGH eLOW deve ser escrito na maiúscula, caso contrário você terá problemas.

Se tudo estiver correto quando você fez o upload pro Arduino, sua lâmpada já estará piscando.

Descrição: C:\Users\Gunner\Desktop\Primeiro projeto com Arduino\Projeto\arduinoLampada06.jpg

Qualquer duvida deixe nos comentários, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook. Até a próxima matéria.

int porta  = 8;
void setup(){
  pinMode(porta, OUTPUT);
}
void loop(){
  digitalWrite(porta, HIGH);
   delay(2000);
  digitalWrite(porta, LOW);
   delay(1000);
}

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.