Linux / PHP / Java / Designer

As melhores dicas estão aqui.

Atualização de antivírus ‘mata’ arquivo do Windows e danifica sistema

| 0 comentários

Ferramentas de segurança também têm vulnerabilidades e, pior, às vezes causam mais problemas do que resolvem. Nesta semana, esse foi o caso para usuários do antivírus McAfee. Uma atualização fez com que o programa começasse a detectar o arquivo “svchost.exe” como um vírus no Windows XP SP3. O svchost.exe é um arquivo essencial do Windows e, por isso, o antivírus impediu o sistema de iniciar.

Também nesta semana: Microsoft tira do ar atualização que não funciona; componente de segurança do Internet Explorer deixa sites vulneráveis.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o post no blog e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.


Queixas de usuários apareceram em peso no fórum da McAfee. Queixas de usuários apareceram em peso no fórum
da McAfee. (Foto: Reprodução)

>>> Atualização da McAfee danifica o Windows e impede o sistema de iniciar

A segunda maior fabricante de antivírus do mundo, a McAfee, liberou na quarta-feira (21) uma atualização que identificou o arquivo “svchost.exe” no Windows XP SP3 como vírus. A remoção do arquivo, crucial para o funcionamento do Windows, criava imediatamente uma mensagem de erro informando que o sistema seria desligado. Depois disso, o sistema entrava em uma sequência infinita de reinicializações, sem nunca iniciar até um estado utilizável. Soluções já foram disponibilizadas, mas não são simples.

O antivírus da McAfee tem um recurso que tenta impedir o software de gerar falsos positivos em arquivos importantes do Windows. Mas dessa vez, a falha estava no componente do antivírus que examina a memória, e não os arquivos. Esse componente não tem a mesma proteção, segundo informou a empresa. Por isso, o svchost.exe acabava sendo detectado como o vírus “w32/wecorl.a”.

Restaurar um sistema não é simples. A McAfee publicou instruções, mas usuários leigos podem não ser capazes de seguir as recomendações. Até a ferramenta automática () necessita pelo menos do uso do Modo Seguro com Rede.

Grandes empresas foram afetadas pelo problema, que deixou milhares de computadores inoperantes.

O svchost.exe é um componente do Windows responsável por hospedar diversos componentes. Também existem arquivos “svchost.exe” que realmente são pragas digitais, mas esses ficam em uma pasta diferente do arquivo legítimo, que reside na “system32”.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.