Linux / PHP / Java / Designer

As melhores dicas estão aqui.

O que é a RAID 10?

| 0 comentários

Uma matriz RAID 10 usa quatro discos rígidos para criar uma combinação RAID de níveis 0 e 1 formando uma matriz RAID 0 de duas RAID 1.

Como todos os dados na matriz RAID 0 são duplicados, a capacidade da RAID 10 é do tamanho da matriz RAID 0. Por exemplo, quatro unidades de disco de 400 GB em uma matriz RAID 10 parecerão uma unidade única de 800 GB ao sistema operacional.

O benefício principal da RAID 10 é que ela combina os benefícios de desempenho de tolerância a falhas da RAID 0 e RAID 1. Ela oferece confiança de dados no caso de falha em uma unidade. Quando um disco rígido falha, todos os dados estarão imediatamente disponíveis no outro disco sem nenhum impacto à integridade desses dados. No caso de falha de um dos discos, o sistema permanece plenamente operacional, garantindo produtividade máxima. A tolerância a falha de dados pode ser restaurada substituindo-se a unidade com problema.

O desempenho de uma matriz RAID 10 é maior que o de um disco único, pois os dados podem ser lidos em múltiplos discos simultaneamente. Comparada a um RAID 0 de dois discos, o desempenho de leitura do RAID 10 é maior porque os dados podem ser lidos da metade do espelho mas o desempenho de gravação é ligeiramente menor porque os dados são apagados completamente na matriz.

Mínimo de discos: 4
Vantagem: Combina o desempenho de leitura da RAID 0 com a tolerância a falhas da RAID 1.
Tolerância a falha: Excelente - o espelhamento de disco significa que todos os dados em um disco são duplicados no outro.
Aplicação: Aplicativos de alto desempenho que requerem proteção de dados, como, por exemplo, edição de vídeo.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.