Linux / PHP / Java / Designer

As melhores dicas estão aqui.

Pacotão: instalar Windows e Linux em um mesmo computador

| 2 Comentários

>>> Windows e Ubuntu no mesmo computador
Você poderia escrever um tutorial ensinando como instalar o Ubuntu em computadores que já possuírem o Windows instalado? E que ambos os sistemas operacionais possam ser usados conforme a minha necessidade. Abraços e ótimo tutorial.
Ivo Brasil Filho

Ronaldo, tudo bem? Sugiro que, se possível, poste um tutorial sobre instalação do Ubuntu com o Windows e dando orientações sobre o particionamento do HD. Grato.
Cristiano

Olá! Antes de iniciar qualquer modificação na tabela de partições do disco rígido é imprescindível que seja feita uma cópia de segurança dos arquivos. O procedimento que irei demonstrar abaixo é válido para o Windows XP e o Windows 7. Existem mais de uma maneira de reparticionar o disco rígido. A que irei adotar é a que o próprio Ubuntu oferece no seu instalador.

Inicie o computador já planejando a instalação do novo sistema operacional. Siga as etapas descritas na coluna sobre como instalar o Ubuntu.

Na etapa em que é possível definir o uso do disco rígido para a instalação, o Windows deverá ter sido identificado. Nesse caso o próprio Ubuntu irá sugerir um particionamento conforme o tamanho livre disponível no HD. Está é a opção padrão. Ao seleciona-lá, automaticamente a partição em que o Windows estiver instalado será redimensionada.

Etapa da instalação em que é possível definir o particionamento do disco rígido.Etapa da instalação em qu
e é possível definir o particionamento do disco rígido. (Foto: Reprodução)

Se estiver de acordo, clique em Avançar. O restante da instalação ocorrerá normalmente. Mas existe a possibilidade de que o redimensionamento seja manual. E através dele, você possa definir o tamanho destinado a instalação do Ubuntu. Se essa for a sua intenção, marque a opção especificar particionamento manual e clique em Avançar.

Através dessa tela é possível editar a partição existente. Clique no dispositivo conforme a figura abaixo.

Edição da partição em que o Windows está instalado.Edição da partição em que o Windows está instalado. (Foto: Reprodução)

Nessa janela deverá ser informado o novo tamanho que a partição atual terá após o redimensionamento. Apenas informe o tamanho desejado, não altere as outras informações.

Definindo o novo tamanho da partição do Windows.Definindo o novo tamanho da partição do Windows. (Foto: Reprodução)

Neste exemplo, estou usando um disco rígido de 20Gb. Nele irei deixar uma partição de 14GB para o Windows e o restante será destinado para a instalação do Ubuntu. O tamanho da partição que você deverá informar ira variar conforme o tamanho do HD. Ao confirmar a edição da partição. O Ubuntu irá exibir uma mensagem de alerta e solicitar a confirmação do reparticionamento.

Confirmação da edição da partição.Edição da partição. (Foto: Reprodução)

Clique em Continuar.

Aguarde alguns instantes, assim que o processo de reparticionamento for concluído. Será exibida uma nova tabela de partições. Agora com um espaço livre para que seja instalado o Ubuntu.

Marque o dispositivo que estiver livre e clique em Nova tabela de partição. É recomendável que seja criada uma pequena partição de swap. Essa partição destina-se ao Ubuntu, para que ele possa gravar ali parte dos arquivos temporários.

Partição recém criada.Partição recém criada. (Foto: Reprodução)

Com ele é possível contar com o recurso de colocar o computador em modo de hibernação. O tamanho destinado a essa partição é o equivalente ao dobro do que o computador possuí de memória RAM.

Criando uma partição para swap.Criando uma partição para swap. (Foto: Reprodução)

O espaço restante no disco rígido será destinado à instalação do Ubuntu.

Partição destinada para a instalação do Ubuntu.Partição destinada para a instalação do Ubuntu. (Foto: Reprodução)

Existem opções de instalação ainda mais avançadas, mas o procedimento descrito aqui é o suficiente para viabilizar a instalação de múltiplos sistemas operacionais.

O restante da instalação é igual a uma em que todo o disco foi usado. Ao término da execução do instalador. Reinicie o computador. Estará disponível a tela do gerenciador de boot.

Gerenciador de boot permitindo a seleção do Ubuntu ou do WindowsGerenciador de boot permitindo a seleção do Ubuntu ou do Windows (Foto: Reprodução)

Através dele, usando as setas do teclado. Selecione o sistema operacional que irá usar e tecle Enter. Sempre que ligar o computador uma das opções deverá ser selecionada, caso isso não aconteça. Será inicializado o sistema operacional que estiver posicionado por primeiro na tela de gerenciador de boot.

>>> Duas dúvidas em uma mesma pergunta
Olá! Possuo um notebook em que o sistema operacional que veio instalado de fábrica é o Windows Vista. Com o notebook, vieram CDs de drivers para o Windows Vista e também para o Windows XP. Qual CD de drivers devo usar quando for necessário? Aproveitando o espaço para perguntas. O GNU Linux aceita instalação de programas gráficos tipo Photoshop, Corel Draw e outros? Grato.
André Luis

Desktop com Windows Vista.Desktop com Windows Vista. (Foto: Reprodução)

Olá, André Luis! Referente a dua dúvida em relação a qual CD de driver usar: isso irá depender de qual sistema operacional você tem instalado. No seu computador está instalado o Windows Vista. Para essa instalação vode deve usar o CD com os drivers destinados a este sistema operacional.

O mesmo irá valer caso você venha a instalar o Windows XP.

Sobre os programas de edição de imagens para o GNU Linux: para que seja possível instalar programas que originalmente são destinados para o Windows, será preciso instalar no Linux um programa chamado Wine. Este programa permite que sejam instalados programas do Windows no Linux.

Mas, dependendo da sua necessidade é possível encontrar programas no GNU Linux que oferecem funcionalidades equivalentes. Na coluna Tira-dúvidas do dia 7 de setembro de 2010, escrevi sobre programas gratuitos de edição de imagens.

>>> Anti-vírus para o Windows 7
Você poderia me dizer qual o melhor antivírus para que eu possa instalar no Windows 7? Tenho instalado o antivírus é o Kaspersky. Poderia fazer algum comentário sobre ele? Muito obrigado.
Haderlann

Olá, Haderlann! Entre os antivírus mais populares, o que você tem instalado em seu computador já oferece uma ótima proteção. O Kaspersky tem um baixo consumo de recursos de processamento. Ou seja, o seu computador tende a não ficar lento. Um outro antivírus que possuí características semelhantes as do Kaspersky e é gratuito é o Microsoft Security Essentials. É um antivírus desenvolvido pela própria Microsoft, e que pode ser encontrado no Baixatudo.

>>> Contribuição do leitor
Olá, sobre a dúvida do Wellington a respeito de edição de áudio. Tenho uma sugestão para complementar a ótima dica. É possível gravar simultaneamente vários canais no Audacity, porém apenas uma mesa de som não resolve o problema. A função da mesa é justamente trabalhar individualmente com diversos canais. Mas nada adianta se a entrada da placa de som for apenas um canal stereo. O que é uma característica das placas de som onboard (são placas de som que já vem acopladas na placa). O que ele pode fazer é separar a panorâmica (imagem stereo), direcionando um canal de áudio pra direita e outro pra esquerda na mesa de som. Dessa maneira será possível separar depois no Audacity (Ardour, ou qualquer outro) dois canais mono distintos. Se esse procedimento não atender a sua necessidade, será necessário investir numa placa de som multicanal.
Mino

Olá, Mino! Excelente a tua contribuição. Realmente, para edições de som mais aprimoradas, além de um bom software é necessário também contar com um hardware apropriado e que ofereça funcionalidades específicas.

* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Fonte: G1

2 Comments

  1. gostei dos Comentarios possitvos e por isso eu opitei baixar no meu computador e mante-lo protegido.

  2. Eu particularmente só utilizo o ubuntu a quase 1 ano =)

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.