Linux / PHP / Java / Designer

As melhores dicas estão aqui.

Principais benefícios da linguagem XML

| 0 comentários

O XML tem por objetivo trazer flexibilidade e poder às aplicações Web. Dentre os benefícios para desenvolvedores e usuários temos:

· Buscas mais eficientes

· Desenvolvimento de aplicações Web mais flexíveis. Isso inclui integração de dados de fontes completamente diferentes, de múltiplas aplicações; computação e manipulação local dos dados; múlitiplas formas de visualização e atualização granulares do conteúdo.

· Distribuição dos dados via rede de forma mais comprimida e escalável.

· Padrões abertos

Buscas mais eficientes

Os dados em XML podem ser unicamente "etiquetados", o que permite que, por exemplo, uma busca por livros seja feita em função do nome do autor. Atualmente, uma busca com o nome do autor poderia levar a qualquer site que tivesse referência a tal nome, não importando se fosse o autor do livro ou simplesmente um livro sobre o autor. Sem o XML é necessário para a aplicação de procura saber como é esquematizado e construído cada banco de dados que armazena os dados de interesse, o que é impossível. O XML permitiria definir livros por autor, título, assunto, etc..., o que facilitaria enormemente a busca.

Desenvolvimento de aplicações flexíveis para a Web

O desenvolvimento de aplicações Web em três camadas, ou three-tier, é altamente factível com o XML. Os dados XML podem ser distribuidos para as aplicações, objetos ou servidores intermediários para processamento. Esses mesmos dados também podem ser distribuídos para o desktop (pc e similares) para ser visualizado em um navegador.

Integração de dados de fontes diferentes

Atualmente é praticamente impossível a procura em múltiplos bancos de dados e incompatíveis. O XML permite que tais dados possam ser facilmente combinados. Essa combinação seria feita via software em um servidor intermediário, estando os bancos de dados na extremidade da rede.
Os dados poderiam ser distribuídos para outros servidores ou clientes para que fizessem o processamento, a agregagem e a distribuição.

Computação e manipulação locais

Os dados XML recebidos por um cliente são analizados e podem ser editados e manipulados de acordo com o interesse do usuário. Ao contrário de somente visualizar os dados, os usuários podem manipulá-los de várias formas. Os recursos disponíveis do Document Object Model (DOM) permitem que os dados sejam manipulados via scripts ou outra linguagem de programação.
A separação da interface visual dos dados propriamente ditos permite a criação de aplicações mais poderosas, simples e flexíveis.

Múltiplas formas de visualizar os dados

Os dados recebidos por um usuário podem ser visualizados de diferentes formas uma vez que o XML define somente os dados e não o visual. A interpretação visual poderia ser dada de várias maneiras diferentes, de acordo com as aplicações. Os recursos de CSS e XSL permitem essas formas particulares de visualização.

Atualizações granulares dos documentos

Os dados podem ser atualizados de forma granular, evitando que uma pequena modificação no conjunto de dados implique na busca do documento inteiro novamente. Dessa forma, somente os elementos modificados seriam enviados pelo servidor para o cliente. Atualmente, uma modificação em um item de dados acarreta na necessidade de atualização da página inteira.
O XML também permite que novos dados sejam adicionados aos já existentes, sem a necessidade de reconstrução da página.

Fácil distribuição na Web

Assim como o HTML, o XML, por ser um formato baseado em texto aberto, pode ser distribuído via HTTP sem necessidade de modificações nas redes existentes.

Escalabilidade

Devido ao fato dos documentos XML separarem completamente os dados da forma com a qual são visualizados, autores de aplicações de visualização de dados podem torná-las muito poderosas e interativas, permitindo ao usuário visualizar os dados da forma que lhe agrade. Dessa forma, a interatividade, em termos, não dependeria tanto da comunicação cliente servidor, mas sim seria feita "offline", reduzindo o tráfego do link com o servidor.

Compressão

A compressão de documentos XML é fácil devido à natureza repetitiva das tags usadas para definir a estrutura dos dados. A necessidade de compressão é dependente da aplicação e da quantidade de dados a serem movidos entre clientes e servidores. Os padrões de compressão do HTTP 1.1 podem ser usados para o XML.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.