Linux / PHP / Java / Designer

As melhores dicas estão aqui.

Roubo de dados por provedor

| 2 Comentários

Existe alguma possibilidade da empresa de internet (no caso as via rádio) “roubar” dados ou espionar o que faço na internet através da antena?
Mendonça
provedor tem acesso aos dados como o correio tem acesso às cartas. provedor tem acesso aos dados como o correio
tem acesso às cartas. (Foto: Divulgação)

Um provedor de acesso tem acesso aos dados que trafegam da mesma forma que a empresa de correios tem acesso às cartas. É claro que tem, mas na maioria dos casos nenhuma informação além do endereço de destino é consultada, porque não é nem viável abrir cada correspondência.

No caso de uma internet via rádio, como foi explicado acima, os dados trafegam por ondas de rádio e, por isso, estão no “ar”. Se a rede do provedor de internet não for segura, não apenas o provedor, como qualquer outra pessoa equipada apenas com um notebook, e até com alguns celulares, poderá visualizar todo o tráfego na rede. Isso inclui os sites que você visita e até senhas.

Quanto ao provedor de acesso de modo geral, ele sempre tem acesso a todos os dados que trafegam. Observe que o provedor de acesso, no caso do ADSL, é a operadora de telefonia, independentemente do provedor que realiza a autenticação. Os dados destinados à internet precisam necessariamente passar pelo provedor antes de serem encaminhados ao seu destino correto, porque enviar os dados até a outra ponta é justamente a função do provedor.

Na maioria dos casos, a quantidade de dados que passa por um provedor é muito grande para viabilizar o armazenamento ou mesmo a filtragem. Equipamentos capazes de filtrar grandes quantidades de tráfego de rede são caros. Alguns provedores têm até dificuldade em cumprir ordens de grampos pela polícia.

Existem protocolos seguros de comunicação que impedem que essa “espionagem” ocorra por parte do provedor – e também por parte dos provedores do provedor, porque uma conexão internacional normalmente passa por dois ou três provedores diferentes até chegar ao destino. Porém, isso não é comum, porque o provedor não pode espionar a conexão dos internautas sem uma ordem judicial. Se isso acontecesse, um provedor poderia ter sérios problemas com a Justiça.

>>> Proteger cartão de memória do celular
Como proteger o cartão de memória de celular de vírus? Existe suporte para o celular em caso de ser infectado e perder informações no software?
Lili
Desligar o Bluetooth economiza bateria e protege celular contra o recebimento de arquivos maliciosos. Desligar o Bluetooth economiza bateria e protege
celular contra o recebimento de arquivos maliciosos.
(Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)

O cartão de memória do celular pode armazenar um vírus comum de computador e, quando o celular for acessado em um PC, esse vírus pode conseguir executar-se automaticamente. Isso porque a memória do celular pode ser lida como um dispositivo de armazenamento como um pen drive, e você já deve ter conhecimento sobre a possibilidade de pen drives armazenarem vírus.

No entanto, esse vírus de computador não compromete o celular em si. Existem vírus de celular que atacam o aparelho, mas aí não há relação com o cartão de memória. A praga, para infectar o celular, normalmente precisa solicitar autorização de instalação como outros aplicativos. Vírus para celulares são muito raros. Não se tem notícia de nenhuma epidemia recente, porque esse tipo de vírus fica restrito geograficamente.

O truque é manter apenas o computador livre de vírus com as várias dicas já publicadas aqui na coluna, como usar antivírus e manter o Windows atualizado. Essa última recomendação já irá desativar o Autorun, que viabilizar vírus de pen drive, no seu computador.

Quanto ao celular, basta não autorizar a instalação de programas. Manter o Bluetooth sempre desligado, exceto quando realmente necessário, também ajuda e, de quebra, economiza bateria. É por meio de Bluetooth que vários vírus de celular tentam se espalhar.

2 Comments

  1. tem como bloquear cartao de memoria para nao usa-lo em outro celular?

  2. vc poderia criptografar ele como uma partição bitlock do windows 7 por exemplo, apenas com senha iria conseguir acessar os dados…

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.