Linux / PHP / Java / Designer

As melhores dicas estão aqui.

Sua primeira página PHP

| 2 Comentários

Crie um novo arquivo chamado ola.php e coloque-o em seu diretório root do seu servidor web (DOCUMENT_ROOT) com o seguinte conteúdo:

Exemplo #1 Nosso primeiro script PHP: ola.php

 <html>
<head>
<title>PHP Teste</title>
</head>
<body>
< ?php echo "<p>Olá Mundo"; ?>
</body>
</html> 
Use o seu navegador para acessar o arquivo pelo endereço de seu servidor web, ao final do endereço coloque o arquivo "/ola.php" como referência. Quando o desenvolvimento é local você usará uma url como esta http://localhost/ola.php ou http://127.0.0.1/ola.php mas dependendo da configuração do seu servidor web. Entretanto isto está fora do escopo deste tutorial, veja também as diretivas DocumentRoot e ServerName dos arquivos de configuração do seu servidor web. (no Apache o nome do arquivo é httpd.conf). Se tudo foi configurado corretamente, o arquivo irá ser interpretado pelo PHP e irá mostrar a seguinte mensagem de saída no seu navegador:
<html>
 <head>
  <title>PHP Teste</title>
 </head>
 <body>
 <p>Olá Mundo</p>
 </body>
</html>

Note que isto não é como em um script CGI. O arquivo não precisa ser executável ou especial em nenhum aspecto. Pense nesse arquivo como um arquivo HTML normal mas com a diferença que ele pode conter algumas tags especiais a mais que permitem a você fazer coisas mais interessantes do que somente páginas HTML estáticas.

Este exemplo é extremamente simples e você realmente não precisa usar o PHP para criar uma página como esta. Tudo o que ele faz é mostrar uma mensagem Olá Mundo usando a declaração echo() do PHP.

Se você tentar rodar este exemplo e ele não mostrar nenhuma mensagem de saída, ou aparecer uma caixa de diálogo pedindo para você salvar o arquivo, ou você ver o arquivo em formato de texto, há uma grande chance do seu servidor não ter o PHP habilitado. Peça ao seu administrar para habilitar o PHP para você, usando o capítulo de Instalação do manual. Se você está desenvolvendo localmente, também leia o capítulo indicado acima para ter certeza de que configurou tudo corretamente. Se os problemas continuarem a persistir, não hesite em usar uma das várias formas de » ajuda que o PHP pode lhe oferecer.

O objetivo do exemplo é mostrar o formato especial das tags do PHP. Neste exemplo nós usamos <?php para indicar que à partir daquele ponto começa um código PHP. Então nós colocamos uma declaração de fechamento para indicar que o script PHP acabou, usando a tag ?>. Você pode usar o PHP em qualquer parte do seu código HTML, e também pode usar várias tags de abertura e fechamento no mesmo arquivo. Para mais detalhes, leia a seção do manual que fala da sintaxe básica do PHP. 

2 Comments

  1. Holy Toledo, so glad I cilcekd on this site first!

  2. Very Nice! TKS for your help with fishes

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.